domingo, 15 de novembro de 2020

ALEATÓRIAS ESCOLHAS

                                                              (Gruta Rei do Mato)     



                                           Minha paixão é azul,
                                           cor do riacho
                                           que me lava o corpo,
                                           na serenidade das grutas
                                           que me habitam

                                           Não incendeia o sangue
                                           que me corre nas veias,
                                           de intenso vermelho.
                                           Essa é a cor da minha saudade

                                           Cobre-me de rosados
                                           caracóis ondulantes
                                           e vibra todas as estrelas
                                           do meu ser,
                                           revirando gavetas
                                           que pintei
                                           com o dourado do sol
  
                                           Minha paixão é azul.
                                           Ela me traz a paz do céu
                                           e me deixa colocar na tela,
                                           usando pincéis de amor,
                                           as cores que para ela escolhi...
                                           sem qualquer censura


                                                                      Marilene




55 comentários:

  1. Un romántico, cálido e inspirador versar, tu magia es bella Marilene cuídate mucho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sensível amigo, muito obrigada pelo carinho de sempre. Abraço.

      Excluir
  2. Que lindo poema e todos adoramos o azul... Linda a foto igualmente!Adorei e imagino ver ao vivo essa gruta! Deve ser show! beijos, lindo dia! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gruta é encantadora, Chica. E só a conheci porque tive hóspede que desejava ir lá rss. Me serviu e inspiração. Grande beijo, querida!

      Excluir
  3. Marilene
    Um poema com todas as cores que gostamos.
    Eu também gosto do azul.
    Um poema colorido conde tas as cores mencionadas se encaixam.
    Belíssimo!
    Bom domingo
    beijinhos
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloquei cores nos sentimentos. Porque deveria ser a paixão vermelha?? Muito obrigada, Piedade, pela gentileza do comentário. Linda semana para você. Bjs.

      Excluir
  4. Domingo pela manhã , lendo um poema de grande beleza, torna o dia mais vivente e leve. A paixão certamente não precisa ser vermelha, sendo azul fica mais leve e próxima ao céu. Lindo demais , Marilene. Grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certíssimo, Beto! Fico honrada com suas palavras. Muitíssimo obrigada. Bjs.

      Excluir
  5. Poema fascinante. De uma beleza literária que comove. Só uma mente privilegiada repleta de inspiração e criatividade, pode escrever assim. Grato pela partilha.
    .
    Um domingo feliz
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gentileza, Rykardo! Fico-lhe grata pelo comentário. Linda semana para você. Abraço.

      Excluir
  6. Minha paixão é azul, cor do riacho...
    Minha paixão é azul. Ela me traz a paz do céu e me deixa colocar na tela, usando pincéis de amor,

    Bom dia de domingo, querida amiga Lena!
    Ah! Que lindo ler, nesta manhã, um poema tão lindo e azul!
    Vou referenciar no Meu Mundo Azul...
    Que possamos cada vez mais dar cores ao Amor sem censura... Gostei muito desse verso
    Basta de repressão em todos os níveis do nosso viver!
    Amei vir aqui.
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno de paz e bem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha amiga, há certas liberdades que ninguém nos pode tirar. E uma delas é a de amar do nosso jeito, colorindo tudo com os pincéis e cores que escolhemos.
      Muito obrigada por suas sempre incentivadoras palavras. Bjs.

      Excluir
  7. Muito bonito! Haja sempre serenidade e pincéis de amor para dourar a vida.

    Bom domingo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que sempre a possamos colorir com pincéis de amor. Obrigada, Fá! Linda semana para você! Bjs.

      Excluir
  8. Olá Marilene!
    O azul é a cor do nosso belo planeta! Mas eu diria é todo o universo é azul, porque o azul é a cor que mais se destaca no arco iris. O talento do pintor é divino!

    Um bom domingo.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, amigo, pela presença constante e pelo feliz comentário. Abraço.

      Excluir
  9. Minha cor é o rosa,em todos os seus tons. Mas combinar rosa com azul é perfeito. Azul celeste,azul pérola,azul metalizado...cores para avivar a vida. Cores que vibram e dizem tanto do ambiente,do amor,do humor.
    Xeru

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A vida precisa de cores. E os pincéis para os sentimentos, escolhemos. Bjs.

      Excluir
  10. Uau! que lindo. Também gosto do azul. Não tenho cor preferida para me vestir mas para alma o azul e o verde me acalmam. Linda poesia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, sou como você, no tocante a roupas. A cor não importa e sim o estilo e o caimento. O íntimo, pintamos com aquelas que mais se comunicam com nossos sentimentos. Muitíssimo obrigada! Bjs.

      Excluir
  11. Ode à saudade e ao amor.
    Escrito num português entrelaçante e bonito
    Gostei como sempre

    ResponderExcluir
  12. Boa noite Marilene. Parabéns pelo seu excelente trabalho. Fiquei com vontade de visitar a Gruta Rei do Mato. Bom início de semana.

    ResponderExcluir
  13. me fascinan tus escritos y me llegan hasta el alma

    ResponderExcluir
  14. O que essa cor faz por si!
    Excelente composição... Como um enaltecimento...
    Também é a minha preferida.
    Uma semana, plena de todas as tonalidades de azul!
    Tudo pelo melhor. Bjs
    ~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, querida, obrigada. Linda semana também para você. Bjs.

      Excluir
  15. mas que cores lindas bravo linda semana bjs saude

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde, querida Marilene, seu poema nos mostra que podemos escolher qualquer cor para representar nossas emoções.O azul é a cor do céu, cor do mar, cor do amor.Não incendeia o sangue de vermelho, mas mostra a paixão, que é azul.Belíssimo poema, Marilene. Grande abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida! Podemos mesmo. A paixão azul me parece unida à ternura, configurando amor. O vermelho queima e machuca, como a saudade. Muitíssimo obrigada por sua presença e comentário. Bjs.

      Excluir
  17. Como as Artes se aproximam e constroem coisas ainda mais belas...a paleta da aquarela com cores que se aproximam, e se envolvem como um soneto de amor e ainda caminha mais pelo interior de uma alma e como um riacho tranquilo encontra a calma interior .Que belo Marilene, construiu uma multifacetada poesia com cores , cenário profundos de amor e Paz! Inspirador!

    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaraciaba, são sempre tão lindos e inspiradores seus comentários! Você tem uma grande sensibilidade, querida, o que lhe possibilita um encontro perfeito com o que lê. E também com o que escreve. Sou-lhe imensamente grata. Bjs.

      Excluir
  18. A sua luz é de um azul tão
    brilhante que ofusca a vista
    da gente. Um beijo, Marilene
    e obrigado pelas palavras
    doces que volta e meia me diz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada meu amigo dos interessantes contos! Abraço.

      Excluir
  19. Um poema que merece tudo o que de bom já foi aqui dito. A poesia não está ao alcance de todos, pessoalmente, muito admiro mas nunca consegui lá chegar.

    Merece as cores todas, que seja o azul, se assim preferir. Sempre admirei a capacidade de todos aqueles que conseguem criar beleza com as palavars.

    Um beijo e boa semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, João! Acompanho com prazer sua narrativa, que causa grande interesse a cada capítulo. Abraço.

      Excluir
  20. Como só o azul se cabem em si todas as cores no seu arco-íris poético ?
    Espontaneidade e beleza , é o que não lhe falta , minha querida amiga !
    Beijinho

    ResponderExcluir
  21. Que lindo poema, bailei e me colori nas frases. Parabéns, bjinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Andréa, por sua presença e comentário. Bjs.

      Excluir
  22. Amor que se esboça e revê numa natureza purificadora que o fortalece e recria.
    Abraço poético.
    Juvenal Nunes

    ResponderExcluir
  23. Em outros tempos mais cinza a saudade vermelha se macularia Lena, mas do verde que pisa e no azul que cobre nossos sonhos, fica tudo mais lindo e mais leve e desfila com seus versos celestes bem inspirados.
    Carinhoso abraço amiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, meu querido amigo. Grande abraço.

      Excluir
  24. Um abstrato bonito Mari
    A cor que sublima ,que acalma e inspira os poetas sensíveis.
    Assim é aqui, no 'respiro da palavra'
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que gentileza, Lis!!!! Muitíssimo obrigada, querida! Bjs.

      Excluir