domingo, 27 de setembro de 2020

VAZIOS


                                                                      ( Andre Hart)


                                 No escuro da noite,
                                 silêncio
                                 No frio da madrugada,
                                 ausência
                                 No coração palpitante,
                                 inquietude
                                 Nas lembranças embaralhadas,
                                 saudade

                                 Não chega o sono 
                                 e não vem o dia.
                                 As sombras vagueiam e dançam  nas paredes frias.                                                       Todo o mistério se diluiu 
                                 e o infinito foi reduzido 
                                 a um rio largo sem qualquer ponte 

                                 No meu silêncio,
                                 fragmentos de memórias.
                         Nos meus ouvidos,
                         sussurros .
                         No meu corpo,
                         gotas de água salgada
                         que se recusam a secar
 
                         Digitais da saudade  
                         que não consegui apagar

                                


                                                       Marilene



59 comentários:

  1. Assim que saiu eu corri para
    me embriagar na sua poesia.
    Oh, vício danado, gente...

    ResponderExcluir
  2. Lindo poema!
    Saudade...É tão difícil apagar
    Boa noite amiga beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nelma, é sempre uma inspiração, ainda que o sentimento não nos abrace rs. Bjs.

      Excluir
  3. Boa noite de Domingo, querida amiga Marilene!
    Que a inquietude do coração leva poeta a compor versos tão lindos como o aqui partilhado!
    Que as lágrimas se sequem ou reguem a poesia!
    Tenha uma nova semana abençoada!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Roselia, querida, há sentimentos sempre cantados, independente de não estarem vivos nos corações. Bjs.

      Excluir
    2. Obrigada, minha amiga.
      Bjm na Vera...

      Excluir
  4. Silencios que guardan melancolía y alivio dentro de ellos, una hermosa forma de unificarse.
    Unos versos fantásticos amiga Marilene se feliz

    ResponderExcluir
  5. Saudades e saudades... Gotas salgadas por vezes escorrem... Que linda poesia,Marilene! Que seja ótima a semana ! beijos, chica

    ResponderExcluir
  6. Li em silêncio e, interiorizando cada palavra, cada verso, cada estrofe, deste fascinante poema, em silêncio me deixei ficar

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um silêncio que me honrou, pelo gentil comentário. Obrigada.

      Excluir
  7. bella mujer
    me gusta lo que escribes
    abrazos desde Miami

    ResponderExcluir
  8. O poema está uma maravilha, Marilene.
    Identifico-me com esse estado de espírito...

    Dias bons e serenos.
    Abraço grande.
    ~~~~

    ResponderExcluir
  9. MArilene
    é no silêncio da noite quando a casa repousa
    que as memórias (boas e más) tomam conta de nós
    fiquemos com as boas que nos ajudam a reviver

    muito bela a sua poesia

    boa semana.

    beijinhos

    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Memória... sempre a nos vestir em noites insones. Obrigada, querida! Bjs.

      Excluir
  10. Marilene,
    A saudade fere como uma lâmina. E à noite, a dor é sempre mais intensa!
    Gostei muito do poema. :)

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  11. Mi bella y nueva a miga abrazos para ti

    ResponderExcluir
  12. Encontros são assim! Deixam digitais dentro da gente! Adorei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda que não sejam encontros de amor. Todas as relações deixam em nós um pouco dos traçados de outrem. Obrigada! Bjs.

      Excluir
  13. Obrigado por sua visita e seu comentário repleto de realidades e pensamentos Obrigado por compartilhar momentos

    ResponderExcluir

  14. Quando o tempo se nega a mimar- nos com a ausência da saudade, que sejam flores as recordações . Que vibrem enquanto a vida sorri. E se insistem fazer ninho nas memórias , façamos voá-las até se perderem no espaço . Serão agora cometas com menos brilho, menos luz
    Brilhante esta insónia , Marlene
    Quanto ao seu comentário , tem razão. Ao abrir os comentários, e, ao ler a sua simpatia, fui logo responder. Quando regressei... esqueceu me de publicar . Peço desculpa, Marlene. E obrigada sempre pela sua generosidade
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindas palavras, Manuela! Não se preocupe com o comentário. É comum ocorrer quando se usa moderação. Bjs.

      Excluir
  15. Respostas
    1. Manuela, já tive um colega de trabalho que, propositadamente, me chamava de Marlene, de Madalena, de Mariene rss. Eu sempre brincava que nunca ia me incomodar, pois sabia que se dirigia a mim. Bjs.

      Excluir
  16. No meio de tudo, seria bom que pontes sempre se fizessem. O vazio seria menor.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, querida. Até entre o anoitecer e o novo alvorecer. Bjs.

      Excluir
  17. Querida Marilene, parece que esse belíssimo poema foi feito para mim!! É o retrato das minhas tristes e cansativas insônias! Que coisa terrível, bem que numas noites, de alguns dias pra cá estou dormindo melhor.
    Mas falando do teu poema, tão profundo e tão elegantemente escrito! Uma joia preciosa, ressalto o 'segundo verso'!
    Você tem a poesia no sangue, amiga, aplausos!
    Beijo, uma boa semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tais, sempre me deixa feliz com sua presença e suas palavras carinhosas e incentivadoras. Uma de minhas amigas sofre, terrivelmente, com insônia. Como escreve, tudo nasce à noite. Pela manhã, está com o trabalho feito, mas um caco rss. Espero que sua fase de dormir melhor tenha bastante elasticidade. Grande abraço.

      Excluir
  18. Em noites de insônia percorremos nossos caminhos e a mente alerta vai buscar os nossos mais profundos anseios, nossas alegrias e frustrações...fazemos no balanço das horas o que foi bom e o que valeu a pena.Noite de faxina (rs)...fazer o quê? (rs)
    Um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Guaraciaba, eu me lembro de seu nome, de quando era assídua no blog. Fui lá conferir e não encontrei meu nome entre os seguidores, o que logo providenciei. Fiquei na dúvida se você é a mesma Guaraciaba com quem interagia antes de me afastar ou se se tratava de nova blogueira. Mas isso não é importante, já que nos encontramos rss. Muito obrigada por retribuir a visita e pelo comentário. Bjs.

      Excluir
  19. Oi, Amiga
    Isto é só uma passadinha muito rápida para agradecer suas palavras de carinho - PARABÉNS pelo meu Aniversário - lá na minha CASA.
    Estou tratando da postagem de amanhã, por isso não tenho tempo para ler sua postagem. Mas voltarei, pode apostar! 😊

    Um grande beijinho
    MARIAZITA / A CASA DA MARIQUINHAS

    ResponderExcluir
  20. Tranquilo, querida! Hoje é seu dia! Bjs.

    ResponderExcluir
  21. Uma ilustração fantástica Lena.
    Seu poema mergulha naquelas noite tenebrosas onde escorrem pelas paredes as imagens desconexas e os pensamentos povoados de uma procura do que muitas nem se sabe, mas sabe que há incompletude. Noites fundas amiga que o sono escapa pelas cercas onde pulam os carneirinhos.
    Uma arte bela que aplaudo.
    Beijo amiga.
    Hoje vi, recebi um pôr do Sol visto do Buritis que me deu uma saudade de nossa Belô, tomara que tenha visto e poetisado,rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um comentário poético encantador, meu amigo. Sou-lhe grata pelo carinho de sempre. Vi a foto que você postou no instagram. É linda, realmente. Moro no alto, mas as janelas do meu apartamento têm grades, o que dificulta fotografar. Lá na Vera, minha irmã, a visão é ampla e ela consegue cliques maravilhosos. Abraço.

      Excluir
  22. Eu sou os pulmões das minhas
    palavras e todo coração quanto
    a sua poesia.
    Um beijo, senhora dos versos.
    Um beijo, minha amiga querida,
    Marilene.

    ResponderExcluir
  23. Imagem maravilhosa como seu poema que traz de uma situação tão desconfortável emocões fortes. Lindo. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Norma, vivemos delas, não é?? Ainda bem que podemos lhes dar vida de outra forma. Bjs.

      Excluir
  24. A saudade nem sempre se vai embora...
    Um magnífico poema, parabéns pelo talento e inspiração.
    Bom fim de semana, querida amiga Marilene.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  25. Ah que inspiração linda dessa minha amiga!
    O silêncio da noite é mesmo como descreves _ tudo fica mais escuro e os fantasmas voltam a rondar-nos rs
    Bonito demais Mari_ parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lis, querida, são tão oportunistas os fantasmas!!! Bjs.

      Excluir
  26. Marilene : seu poema revela mesmo...que o nosso silenciar realmente poderá guardar tesouros. Belíssima composição. Um beijo carinhoso pra ti flor poeta.

    ResponderExcluir