sábado, 22 de outubro de 2022

MUROS

                                                                    (ANNA HIGGIE )
                                                                               

                                                                   
                                                                     
Vivo entre muros

Ergo-me entre eles 
para não perder a liberdade.
Sinto-os impondo moldes
ao meu ser,
inutilmente 

Torço-me, quebro-me,
danço entre os espaços
ainda que curtos e opressores.
Guio-me pelo que me permite manter
a sanidade

Há vozes impositivas
das quais me afasto.
Ignoro a linha reta
de uma falsa grandeza
e os muitos que se entregam
à correnteza,
sem questionamentos.

Olho ao redor
para escolher o trajeto,
sem copiar traçados
ou convicções.
Vejo becos escuros
repletos de tolices
e ambições
que não me espantam,
apenas me cansam

Abraço as minhas
reconhecidas fraquezas
( incontáveis)
e continuo seguindo apenas
com minhas opções,
já que a mim cabe 
ignorar incautos passantes
e tentar ir mais além,
em busca de minhas próprias verdades



                   Marilene


                                 

22 comentários:

  1. Boa noite de sábado, querida amiga Lena!
    Há vozes impositivas
    das quais me afasto.

    Muita maturidade em seu poema como um todo.
    Os versos que recortei tem tido a ver comigo também.
    É preciso para mantermos sanidade em todos os níveis do nosso ser.
    Tenha um final de semana abençoado!
    Beijinhos com carinho fraterno
    😘🕊️💙

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Marilene. Belíssimo poema onde se mostra muito independente mostrando o lado positivo e negativos sendo feita uma escolha, fica claro isso. Cada qual com as suas verdades mesmo, cada qual com o seu caminhar.
    Sempre em sincronia com as palavras. Amo os seus trabalhos.
    Fique com Deus.
    Beijos na alma 😘

    ResponderExcluir
  3. Muito lindo e fala muito...
    Não podemos aceitar muros ou imposições que tolham até nossa capacidade de pensar por nós, sem entrar na correnteza dos demais!


    Adorei! Ótimo domingo! bjs,chica

    ResponderExcluir
  4. Bom dia, Marilene
    Por vezes, há desviar certos caminhos para nos mantermos no nosso traçado. As imposições são tantas que temos de nos tornar fortes para não seguir pensamentos que nada têm a ver com a nossa maneira de ser. Reconhecendo as nossas fraquezas é já uma vitória, e com elas poderemos conversar e descobrir o que mais nos convém.
    Belo poema, minha amiga. Gostei muito de ver, em forma poética, como conservar a liberdade quando os meios são adversos.
    Bom domingo.
    Olinda

    ResponderExcluir
  5. Que poema vigoroso, Mari! Em certo, fez-me lembrar de Cântico Negro, de José Régio, escrito em 1926. Vai longe o tempo. começa assim: "Vem por aqui" — dizem-me alguns com os olhos doces / Estendendo-me os braços, e seguros / De que seria bom que eu os ouvisse /Quando me dizem: "vem por aqui!" ... E termina: "Não sei por onde vou, / Não sei para onde vou / Sei que não vou por aí!"
    Você sabe das coisas! Muityo belo o seu poema"
    Abraços,
    W tyermina







    ResponderExcluir
  6. Muito belo o teu poema Marilene.
    Precisamos derrubar todos os muros.
    Libertar todos os espaços. Precisamos ser livres!...

    Uma feliz semana para ti.
    Um beijo

    ResponderExcluir
  7. A isso chama-se viver com sabedoria.
    Gostei imenso do seu poema, é excelente. Os meus aplausos para o seu talento. Inesgotável.
    Boa semana, amiga Marilene.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Boa dia Marilene,
    Um poema belo e introspetivo!
    Os muros tolhem-nos e temos que procurar no meio da confusão a nossa própria verdade e identidade.
    Beijinhos e uma boa semana.
    Ailime

    ResponderExcluir
  9. O nosso caminho ou é nossa escolha, ou dificilmente é caminho a fazer-se.
    Nunca consegui seguir o rebanho, então, penso ter entendido o sentir deste poema e com ele a sintonia.
    Mais um bom momento aqui. Obrigado!
    Kandandos de cá

    ResponderExcluir
  10. É isso Mari, o vento sopra ,ouvimos o barulho e nem sabemos de onde vem
    e para onde vai... qual estrada seguir _ nesse momento crucial do nosso País, o menos pior já será o que Deus permitir.
    Poesia reflexiva Mari_obrigada e a imagem perfeita para a ocasião rs
    Beijinhos, querida .

    ResponderExcluir
  11. Querida amiga, é fundamental respeitarmos as nossas convicções, os nossos valores o nosso carácter e a nossa personalidade.
    Caso contrário, tornamo-nos em mais um fantoche dos que abundam em série...
    Um poema que aborda um tema muito interessante do ponto de vista psicológico e sociológico.
    Bravo, Poetisa! Continuação de dias bem inspirados. Beijos
    ~~~~~~~

    ResponderExcluir
  12. Boa tarde Marilene
    Um poema muito real, onde os muros nos tolham, nossos passos e nossa maneira de ser.
    Há que saber ultrapassar para mantermos a nossa sanidade mental.
    Muito oportuno e pertinente este belo poema escrito com mestria e sabedoria.
    Boa semana abençoada com saúde e harmonia.
    Um beijo
    :)

    ResponderExcluir
  13. Marilene querida,
    Que lindos versos!
    Encantada ressalto
    essa linha perfeita para nós poetas:
    "Abraço minha reconhecidas fraquezas
    (incontáveis)" Marilene
    Bjins de gratidão por nos brindar
    com sua escrita
    CatiahoAlc.

    ResponderExcluir
  14. Belíssimas palavras, Marilene!
    Quantas vezes -- e estes nossos tempos actuais são hábeis nisso -- nos sentimos apertados entre muros, com vozes impositivas ao redor! Não lhes dêmos ouvidos nem nos deixemos sucumbir.

    Beijinhos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  15. Olá Marilene
    Belo poema, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  16. Temos sim, de seguir sempre as nossas próprias verdades.
    Profundo e belo poema
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oi Marilene, uma reflexão verdadeira de como ter e ser um espírito livre!
    um abraço

    ResponderExcluir
  18. Magnifica poesia! Parabéns pela força poetica e clareza de espirito!!
    Profundos versos!!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  19. Reli e ainda gostei mais.
    Continuação de boa semana, amiga Marilene.
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  20. Belíssimo, querida Marilene,
    na verdade, nossa vida se passa
    quase que entre muros, e essas
    barreiras, ultrapassamos diariamente,
    ou muros baixos ou altos. Aí a nota máxima
    para nossas escolhas, nosso vigor em ultrapassá-los.
    Feliz semana, querida, o que leio aqui é bom demais!
    Beijinho!

    ResponderExcluir