domingo, 10 de janeiro de 2021

REFLEXÕES DE ANIVERSÁRIO





                                       
 Já fui só noite
 e já fui só dia,
   mas a vida me fez misturar 
as horas e as estações,
sem que a nenhuma me prendesse

Já fui inteira
e já fui pedaço
em momentos esparsos
que ficaram na memória.
Na maioria deles, bem sei, 
fui apenas ínfima parte
de um todo
que vai além,
muito além de mim.

O riso de algumas horas
nelas se perdeu
e a angústia de outras delas
também se foi .
Não me pertence a luz
ou o nublado de instantes
vividos, sonhados,
compartilhados,
que em mim não fizeram morada.

Bordei teias
que como a areia
ouviram a música das águas
e por elas foram levadas,
impedindo que me acomodasse
em qualquer traçado
ou me perdesse no balanço
da rede ilusória do sonho,
abraçando imaginária e eterna varanda
frente ao mar

E nesse caminho
de alternância entre silêncio e burburinho
conduzi meus passos
por mais um ano.
Alguns desenhos não justificaram tela
e amassados foram ao lixo
lançados,
levando consigo lembranças
do que não foi, não existiu,
e não justificou os traços da caneta
no diário da vida

Meu presente abraça saudades
e contempla anseios ,
mesmo que sem lúcida e clara definição.
A forma tresloucada dessa mistura
faz com que ignore os relógios
   do corpo, da mente e do coração 

Voo, agora, para dentro
do novo ciclo que me é oferecido 

Bato de leve as asas
para que a harmonia
dos movimentos me vista,
tão somente,
de beleza e de esperança,
pois ainda não abdiquei dos sonhos
nem afastei meu olhar
dos horizontes 
(talvez do espelho)

E por não mais fazer a contagem dos anos
(colocada , hoje, em segundo plano)
faço um brinde à vida!

Tim! Tim!


                                                                                 Marilene
                                                                                (10/01/2015)




43 comentários:

  1. Uma linda poesia e reflexões escritas há tanto tempo,mas sempre lindas e válidas.Festejar e brindar a vida, sem contar os anos é legal! beijos, PARABÉNS, FELICIDADES! chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os anos passam e as reflexões de aniversário permanecem as mesmas rs. Muitíssimo obrigada pelos cumprimentos. Bjs.

      Excluir
  2. Brindar a vida sempre, e em todos os dias agradecer a nova jornada!
    Lindo poema trazendo um balanço geral para um lindo recomeço!!
    Adorei!!!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vilma, não há como olhar para traz no dia em que comemoramos mais um ano de vida. Muito obrigada!! Bjs.

      Excluir
  3. Querida Marilene, como comentar à altura deste seu poema, desta sua íntima reflexão.
    Quando a soma dos dias já pesa, é hora de nos afastarmos, não só do espelho (; , mas de contradições, e de muitas outras "coisas" que antes faziam sentido e que agora nada são.
    Tivesse eu o seu talento e este poema podia ser meu.
    Parabéns querida, a esta sua nova etapa seja a mais gratificante.

    Um beijinho e um abraço apertado de parabéns!


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelos votos e por seu tão carinhoso e incentivador comentário!!! Fê, querida, sua escrita é encantadora. Bjs.

      Excluir
  4. muitos parabens eu tambem fiz no dia 07 e este ano nao foi como os outros mas o que conta é saude lindo poema bjs saude

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nosso novo ciclo está começando e eu lhe desejo, também, muitas e muitas felicidades, Isa. Obrigada! Bjs.

      Excluir
  5. Muito belo!
    Os nossos dias que se sucedem até fazer anos nos presenteiam de coisas boas, mas também nos acarretam coisas menos boas. Há que guardar sempre só o que for bom de guardar.
    Muitos parabéns! E que muitos outros te maravilhem!

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Fá!! Aniversário nos faz olhar para trás. Um balanço proveitoso. Grande abraço.

      Excluir
  6. PARABÉNS!...
    Um delicioso poema que oferecer a ti própria! Gostei muito!
    Permite que me associe no teu brinde à vida! E nesse meu brinde vão os desejos de muita saúde, felicidade amor e poesia!
    TCHIM...TCHIM!...

    Um abraço, Marilene!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelos cumprimentos! Tim! Tim! Abraço.

      Excluir
  7. Sublime poema. Pura delícia poética que me fascinou ler.

    Cumprimentos

    ResponderExcluir
  8. Uma bela recordação do passado que mostra a complexidade de uma personalidade cativante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada por suas palavras, poeta! Essa análise do que passou e a comprovação da complexidade que nos envolve é adequada para a data rss. Sempre a faço quando aniversario. Abraço.

      Excluir
  9. ENTÃO... TIM-TIM!!!!!
    Parabéns, querida Marilene, nada de contar tempo, horas... é viver com muita alegria e esperança!! Por que contar?
    Desejo a você tudo de bom nessa vida, amor da família e a tua alegria de sempre, com poemas e crônicas maravilhosas!
    Beijinho, desejo para esse momento muita saúde!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada pelos cumprimentos, querida! Anos não mais adiciono kkkk. Diz minha irmã que também apaga essa contagem. Deve ser hábito de família hehehe!!! Bjs.

      Excluir
  10. Hermosa reflexión, felicidades, la vida sigue su curso y la luz siempre estará contigo.
    Un abrazo amiga

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu sensível amigo, sou grata por suas palavras. Grande abraço.

      Excluir
  11. O verso e o reverso da vida. Em belos versos se delineou os dois lados da alma. Feliz 2021! Abençoada semana! Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Lúcia. É o que se faz quando um novo ciclo nos chega. Bjs.

      Excluir
  12. MArilene
    Este poema está sublime.
    Cheio de memórias e saudades e optimismo.
    E sim brindemos â vida !
    A foto tambem ficou muito bem!
    Um grande beijinho e uma boa semana com muita saúde, minha Amiga Poeta.
    :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, querida, agradeço suas palavras, tão incentivadoras!!!! linda semana também para você! Bjs.

      Excluir
  13. Que belo e verdadeiro o seu poema de introspecção! A vida como um todo!
    Enquanto lia eu me lembrei de algo como assim quando tinha sua idade (RS)
    a vida como garimpar o ouro nas águas do rio, coloca-se a peneira , faz-se o garimpo...muita areia, muito cascalho, mas de repente brilha no fundo uma bela e valiosa pepita!
    Um afetuoso abraço e muitas pepitas em sua batéia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que comemorar aniversário não me agrada rss. Mas faço uma análise do vivido e do que sonho. Há muito no passado rss e tudo faz parte de mim. Grande abraço, querida!

      Excluir
  14. 'Tim-tim', Marilene!
    Muitas felicidades e que tudo te suceda como sonhas e como mereces.
    És uma pessoa linda, estás bonita e és uma poeta respeitada e admirada.
    Que o novo ciclo te traga uma maioria de dias coloridos e animadores.
    A retrospeção poética está um encanto, também penso que anos pouco contam.
    Lamento não ter aparecido no dia próprio, Tratei-te à maneira dos teus avós, não sei se isso te incomoda.
    Marilene querida, que este seja para ti, um ano maravilhoso. Beijinhos
    ~~~~~~~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Majo, querida, receber palavras lindas como as suas é um presente. Meu novo ciclo apenas começa e abraço seus votos carinhosamente. Nada há para incomodar rss, só para alegrar. Grande abraço!

      Excluir
  15. Olá minha querida Marilene!
    Brindemos à Vida!
    Esperando que todos os seus desejos se realizem!
    Um beijinho de luz!
    Megy Maia💛🌜💛

    ResponderExcluir
  16. Eu queria que você lesse
    poesia para gente, mas com
    uma condição: tomando desse
    champanhe, claro.
    Beijos e beijos, Marilene,
    muitos.

    ResponderExcluir
  17. Boa noite Marilene,
    Voltando ao convívio querida, que pena cheguei atrasada, mesmo assim dou vivas à sua vida. Que o recomeço de novo ciclo lhe seja leve e proveitoso com seus sonhos realizados.

    Bjs e flores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Diná, querida, estou apenas começando meu novo ciclo rss. E é sempre é bom receber votos como os seus. Obrigada! Bjs.

      Excluir
  18. O seu poema é soberbo.
    Parabéns pelo seu talento poético.
    Continuação de boa semana, querida amiga Marilene.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, poeta! Abraço.

      Excluir
    2. Marilene
      Muitos Parabéns pelo seu aniversário.
      Venho um pouco atrasada, mas "mais vale tarde do que nunca"
      como diz o povo.
      Poema belíssimo esse, com que reafirma o seu sentir e
      as suas convicções.
      Brindemos pois à Vida, através das palavras com que enfeita
      tudo o que escreve.
      Beijinhos
      Olinda

      Excluir
    3. Sempre é tempo para esse brinde, querida! Muitíssimo obrigada por suas palavras e pelo carinho de sempre. Bjs.

      Excluir
  19. Muito lindo!
    e mais linda ainda quando aniversaria , e coloca em versos a sua alma !
    Parabéns e continue assim, linda poderosa e poeta!
    beijos e felicidades miguinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você sempre foi um amor de pessoa, Lis. Muitíssimo obrigada! Bjs.

      Excluir
  20. Olá, querida amiga Lena!
    Deixei para lhe cumprimentar e fazer logo um mimo para você com todo carinho.
    Espero que fique feliz e sinta a força de fazer o bem no mundo virtual.
    Seja muito feliz e abençoada doravante!
    Fique bem aí, amiga!
    ������������

    https://flordocampo3.blogspot.com/2021/02/ser-violeta.html

    ResponderExcluir
  21. Associo-me embora tao tardiamente ao seu Aniversário, Marilene. Isto porque me perdi desde que fez uma pausa e eu igualmente.
    Uma bela poesia como ja é habitual e onde o dia e noite dos dias são tantas vezes o reflexo da alma
    Muitos parabéns
    Beijinho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Manuela, querida

      Muito obrigada pelos cumprimentos e
      pelo carinhoso comentário.
      Meu novo ano está apenas começando rss.

      Um grande abraço!

      Excluir