quarta-feira, 23 de setembro de 2020

INSANAS TEIAS

                   

                                                              (by Brooke Shaden)


                      Quis o poema nascer
                      Mas as palavras não se encaixavam.
                      Quis o coração arder
                      Mas a paixão não se instalou.
                      Quis o sonho se impor
                      Mas o coração não se abriu

                      A boca permaneceu fechada
                      sem permitir o desenho do sorriso,
                      os olhos permaneceram frios
                      sem deixar que as emoções fluíssem,
                      e as asas até se movimentaram
                      mas os pés se recusaram a deixar o chão

                      Na complexidade das tramas 
                      por nós mesmos criadas
                      e nas quais nos prendemos,
                      movo-me, lentamente ...
                      Ainda presa aos fios
                      sinto o chamado dos desafios
                      que aguardam, ansiosos,
                      minha liberdade de movimentos

                      Tramas insanas !
                      Desconexos são os desenhos,
                      embora rompíveis as teias.
                      Tortura-me a falta 
de beleza
                      dos mosaicos, de suas cores,
                      e os omito,

                      cortando a permissão
                      para que das palavras nasça
                      uma tresloucada canção

                      Silencio ...
                      Estou a cortar os fios
                      Que me separam dos versos


                                                     Marilene



47 comentários:

  1. Bonita definição dos sentimentos de quem escreve
    Adorei
    😊

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Aqui, a palavra não respira somente...
    Ela inspira.

    ResponderExcluir
  4. Aqui nunca vejo fios que te separam dos versos.Vejo união da poetisa com a poesia e inspiração sempre!LINDA! bjs, chica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chica, querida, muitíssimo obrigada pelo carinho de sempre. Bjs.

      Excluir
  5. Boa noite d paz, querida amiga Marilene!
    Quis o coração arder
    Mas a paixão não se instalou.
    Quis o sonho se impor
    Mas o coração não se abriu

    Muita coisa acontece voluntariosamente em nós.
    Mas a veia poética não se desprende da poetisa aqui.
    Tenha dias abençoados!
    Bjm carinhoso e fraterno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. R9oselia, por vezes as palavras voam para longe rss, e fazemos grande esforço para alcançá-las. Muito obrigada, amiga! Bjs.

      Excluir
  6. Assim é a poesia. Mesmo com a fuga do que se procura , há sempre “ um fio “ que liga emoções às palavras nascendo assim um rendilhado tão belo! Como este !
    Beijinho 🌷

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom encontrá-la novamente! Se não perdermos esse fio sempre poderemos fazer as pazes com as emoções, traduzindo-as em palavras. Bjs.

      Excluir
  7. Palavras belas. Parabéns.

    Bom fim de semana!

    Jovem Jornalista
    Instagram

    Até mais, Emerson Garcia

    ResponderExcluir
  8. Lirismo, sim, mas com muito realismo.
    Tenho, para mim, que a Marilene escreve com muita sinceridade, pegando nos sons que lhe vêm da alma. Ainda bem.

    Um beijinho :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você bateu no ponto certo rss. Vou apenas dizendo o que me vem de dentro, sem preocupação com estilos ou rimas poéticas. Grande abraço!

      Excluir
  9. É sempre apaixonante a busca das palavras! Muitas vezes elas se ocultam dentro do peito procurando um afago, esquivando-se das teias que prendes as sensações!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E no silêncio acabam brotando, eis que apenas adormecidas. Muito obrigada, Albino! Abraço!

      Excluir
  10. Olá amiga Marlene, boa tarde !

    Antes de continuar, quero te parabenizar pela brilhante composição poética. Assim é a nossa vida, cheia de tramas insanas, criadas as vezes por nós mesmo. No entanto, as palavras estão ao seu encontro, pois oferece ao leitor, o prazer de ler e refletir.

    Abraços do amigo,
    Dan
    https://gagopoetico.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muitíssimo obrigada, poeta, pelo estimulante comentário. Em sua casa encontrei versos mágicos. Abraço.

      Excluir
  11. Sentimentos ao rubro a merecerem o nosso aplauso!!!... 👏👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  12. Ao tampo que nos separámos... Lamentei muito na altura da sua partida, pela sua simpatia e qualidade dos seus poemas.
    Desta vez fui eu que estive ausente: de início em férias, depois por motivos alheios à minha vontade...
    «Insanas teias», um poema muito expressivo e criado com esmero, eu não tenho conseguido compor poesia no meu 'Refúgio dos Poetas'...
    Voltarei para apreciar os outos blogues.
    Abraço grande de carinhoso reencontro.
    ~~~~

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha querida amiga, que saudade!!! Fui lá e encontrei um lindo canto à amizade. Não deixe sua casa vazia rss. Eu fiquei anos distante mas a pandemia me trouxe de volta. Grande beijo!

      Excluir
  13. OI MARILENE!
    SÓ POSSO DIZER QUE É UM PRIVILÉGIO ESTAR LENDO ALGO TÃO PROFUNDO E BELO.
    PARABÉNS AMIGA
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Zilani, querida, fiquei feliz por voltar a esse nosso mundo especial. Muito obrigada por suas palavras. Bjs.

      Excluir
  14. Gostei muito, mas mesmo muito deste seu poema. Tem uma construção inteligente e as imagens poéticas foram muito bem conseguidas. Parabéns pelo seu enorme talento.
    Bom fim de semana, querida amiga Marilene.
    Beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jaime, brilhante poeta, honram-me suas palavras. Muitíssimo obrigada.

      Excluir
  15. Os meus mais sinceros parabéns. Que poema fascinante acabei aqui de ler. É um POEMA magistral do mais belo que já li
    Claro que fiquei seguidor

    Feliz fim de semana

    ResponderExcluir
  16. Inspiradora y hermosa forma de escribir, mis felicitaciones Marilene,soy nuevo en tu blog y me gusto, volveré, abrazos

    ResponderExcluir
  17. Profundamente belo este teu Poema. Mensagem que diz da necessidade de acreditar e desfazer teias que não são bem-vindas.
    Excelente!
    Parabéns, Marilene.


    Beijo
    SOL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Principalmente quando estão a tirar nossa inspiração rss. Obrigada. Abraço.

      Excluir
  18. E as sílabas, as palavras, juntaram-se em versos
    numa bela composição poética, na qual encontramos a
    a busca de caminhos de expressividade ainda mais
    apurados, como se tal fosse possível. :)

    Querida Marilene, que bela escrita! Um prazer
    ler os seus Poemas.

    Beijinhos

    Olinda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olinda, fiquei imensamente feliz com suas palavras. Muito obrigada. Bjs.

      Excluir
  19. Belíssimo, Marilene. Curiosamente, no meio dessa pandemia, também me vi em teias tolhendo minha inspiração, mesmo ficando dois meses fechado em casa, simplesmente não fluía. Já melhorei um pouco, mas ainda meio travado com tudo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, é que pensamentos nada estimulantes nos têm envolvido. Ainda bem que reconhecemos serem fases passageiras. Abraço.

      Excluir
  20. Há dias em que as palavras não falam... deixam-nos completamente sozinhas...mas depois, há uma luz, um sorriso e voltamos a escutar as palavras....
    Obrigada pela visita
    Beijos e abraços
    Marta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sentimentos, vida... uma observação acaba revivendo-as. Obrigada, Marta. Bjs.

      Excluir
  21. Marilena : que a sutileza do poetizar...nos liberte mais e mais dessas tramas limitadoras que nós memsos criamos...e sejamos mais felizes...sempre!!1 Grande abraço a ti flor inspiradora.

    ResponderExcluir
  22. Os poemas libertam a alma dos poetas e encantam o coração de quem lê.
    Maravilhoso poema
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Maria. Sentimentos nos guiam, embora, muitas vezes, tentemos ignorá-los. Bjs.

      Excluir
  23. Por vezes acontece-nos assim mesmo, contradições entre o que se deseja e o que se faz.
    Haja sempre verbos que nos animem!
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um vocabulário tão rico como o nosso, na falta de inspiração não encontramos palavras rss. Bjs.

      Excluir
  24. Fios cortados no silêncio que costurou tão lindo poema de correntes de si. bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Norma. Cortar fios pode resolver o embaralhado dos pensamentos. Bjs.

      Excluir